quinta-feira, 25 de julho de 2013

Li um texto muito bom hoje, postado num grupo de desenho que participo.
O texto na íntegra foi postado no blog Studio Pau Brasil e o link para acessá-lo é esse: http://studiopbr.wordpress.com/2013/07/24/intolerancia-ao-erro/

A passagem a seguir me chamou mais a atenção:
"E por que o autor se condiciona a esse ciclo vicioso? O medo pela não aceitação é fator recorrente nesse tipo de situação, tendo como agravante a intolerância ao erro. [...] Por que temos tanto medo de errar? Por que rejeitamos o erro? Por que julgamos tanto assim o erro? Todas essas perguntas estão em função da busca pela perfeição utópica. É como se o autor tivesse a obrigação de sempre ser inovador, criativo, pop e tudo que ele produzir ser amplamente reconhecido, citado e amado. Quando, na verdade, não é assim, nunca foi e, provavelmente, nunca será."

 Percebi que isso é o que normalmente acontece comigo. Desde que parei de treinar desenho, eu dificilmente olho com bons olhos pras minhas novas ilutrações. Uma boa exceção foi Leona (http://priihfrasnelli.deviantart.com/art/The-wonders-of-Sun-387331834). Eu não esperava chegar nesse resultado, principalmente depois de 5 meses sem sequer pegar num lápis pra desenhar. Fiquei muito orgulhosa de ter conseguido terminá-la. Porém, quando as críticas construtivas vieram e eu percebi os erros que até então eu não tinha visto, acabei ficando desanimada com o meu trabalho por um momento. Felizmente, passou bem rápido. =P

Enfim, a conclusão que tiro, pelo menos por hoje: só ficar olhando o trabalho dos outros, almejando melhorar e sonhar com a perfeição realmente não adianta. Antes um trabalho "não tão bom", mas concluído e feito com vontade, do que mil planos que ficam só na cabeça. Através do treino, o ritmo volta e, consequentemente, as skills melhoram. O esquema é nunca desistir. =)


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Priih.

Fico muito contente que tenha achado satisfatório e inspirador a nossa publicação lá no blog Studio Pau Brasil.

Acabei de ler seu texto e gostei da sua arte. É impressionante para alguém que acabou de voltar a desenhar. Continue treinando. Até os artistas mais experientes treinam com frequência e são o que são graças a isso. Tenho certeza que seus esforços serão recompensados. Sua determinação também serve de fonte de inspiração para outros artistas.

Obrigada pelo seu comentário lá no blog e espero ver mais atualizações da sua página.

Boa hora. Janaina Araújo.

Priih disse...

Olá, Janaina!

Muito obrigada pela atenção e, principalmente, pela força.
Fico muito feliz que tenha gostado do meu desenho. Vou procurar fazer o possível para manter essa determinação e continuar meus estudos.

Ah, e muito obrigada pelos watches lá no DeviantArt. Fiquei muito feliz em ter vocês por lá e vou adorar acompanhar os seus trabalhos.

Grande abraço!